Introdução
Registro, documentação ou necessidade de expressão, sacra ou profana, o fato é que a incisão ou gravado sobre superfícies rijas está presente desde que se conhece a história do homem. É de se supor que o esforço de apropriação e revelação de seu universo, milhares de anos antes da invenção do papel e da imprensa, tenha levado o homem a uma forma de registro. Possivelmente esta intenção aliada ao gesto de gravar impregnou de características específicas aquilo que iria estruturar uma "linguagem" bem distinta da do desenho, da pintura, da escultura, da fotografia e do cinema.
A troca, a comunicação e a divulgação no momento em que o homem se organiza socialmente, e especificamente com o advento dos primeiros núcleos urbanos, criaram a necessidade de encontrar um meio de multiplicação não só de texto como também de imagens. As implicações culturais e sociais que daí advieram são indiscutíveis.
A multiplicação de um original - a partir de uma matriz geradora veio romper a tradição valorativa da peça única, provocando uma renovação que iria afetar, inclusive o conceito e as avaliações estéticas. O valor de uma obra que aumenta ou diminui pelo fato de estar limitada a um possuidor privilegiado é quando muito, posta em questão. Esse valor na obra de multiplicação aumenta na medida do seu desdobramento, uma vez que patrocina a possibilidade de um convívio sem barreiras geográficas, sociais e culturais, com imagens, conceitos permanentemente transformadores da realidade. Assim a gravura vem expressar os anseios dos homens, sociais e culturalmente distanciados e diferenciados, consignados deste modo o seu alto sentido democrático.
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Neno Ramos
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A0562
Neno Ramos, pseudônimo artístico de Washington Ramos, nasceu em São Paulo, em 1955, onde realizou seus estudos e passou a dedicar-se à pintura, escultura e arte gráfica.
Participou de diversas exposições em salões e coletivas, destacando-se entre elas: II, III e IV Salão de Inverno de Mairiporã, SP (1994, 1995 e 1996), I Salão Vinhedense de Artes Plásticas, SP (1995), Avalon Art Show, Miami, USA, Morgan Art Show, Miami, USA, I Odisséia das Artes de Mairiporã, SP, XXVIII, XXIX, XXX, XXXI, XXXII, XXXVI e XXXVII Mostra de Arte Contemporânea Brasileira, Chapel Art Show, SP (1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2004 e 2005), "15 Artistas Interpretam Bebidas de Sucessos", Caribé Escritório de Arte e Heublein, Mostra de Artistas Contemporâneos, Sociarte, Clube Monte Líbano, SP, "Cia. das Artes", Mairiporã, SP (1997), "Magritte, Bar, Grill e Design", "Santos Campeão da Comenbol", Caribé Escritório de Arte (1999), Moad, Gisele Bundchen (2000), Arte em Siribaí, Casa de Cultura de Ilhabela, Salão Waldemar Belizário, Ilhabela (2001), Santos Futebol Clube, Caribé Escritório de Arte (2002), Casa da Beleza, Espaço Abril Cultural, Darcy Penteado, Mube, SP (2003), "Retrospectiva 10 Anos", Porto Cervo, "Encontro de Amigos", Jam Ware House, Mostra de Artistas Contemporâneos, Sociarte, Clube Sírio, SP, Mostra Neno Ramos e Monique Allain, Atelier Ju Corte Real, "Brasil Art Show 2004", Mube, SP, Casa Veja SP, Campos do Jordão, SP, I Mostra Cooperartista, Galeria Municipal de Barueri, SP, "Homenagem a Ianelli", Mube, SP, Casacor Espaço Bya Barros, "Olhar Impertinente", MAC Ibirapuera, Painel Coletivo Cooperartista, Associação Paulista de Medicina (2004), Riviera de São Lourenço, SP, Art Brésil, Domaine de L"amiraute, Deauville, França, Art Brasil, Galeria I Q, SP, I Bienal Internacional de Arad, Romênia, "La Galerie de Tourgéville", França, Galeria Cooperartista, SP, Guarda-Chuvas, Espaço Cel 1121, SP (2005) e Salve a Diferença, Cooperartista, SP (2006).
Entre suas exposições individuais estão: "Rosas Carimbos", Kabuki Mask, SP, "Primavera Rosas Carimbos", Panino Giusto, SP (1996), "Rosas Carimbos", Ásia Craft, São Sebastião, SP (1997), "Grandes Momentos do Futebol, Pelé, Bank Boston Auditório (2002), "Queen Velvet", Jam Ware House (2003), "Acrílico em Flor", Sofitel São Paulo, "Queen Velvet", Porto Cervo (2004), I Sofitel Trocadéro Paris, França (2005).