top of page
Paulo Von Poser

Paulo Von Poser

Voltar

A0490

Graduou-se em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), em 1982. Iniciou sua carreira artística desenhando retratos e paisagens, em seguida dedica-se também a cerâmica, gravura e ilustração. Durante os anos 1980’s, foi aluno e assistente dos artistas Flávio Império e Renina Katz.

Lecionou de 1986 a 2018 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), e leciona desde 2007 na Escola da Cidade em São Paulo.

Em sua poética, Paulo von Poser expressa a influência da formação em arquitetura retratando o cenário urbano, sobretudo da cidade de São Paulo e mostra a capital paulista da perspectiva do transeunte. Há forte relação entre o trabalho de professor e desenhista, uma vez que as caminhadas com seus alunos alimentam a produção. Conhecido como “o artista das rosas”, ele não distingue as flores da cena urbana, e a rosa se torna o elemento colorido em meio à metrópole preta e branca. Para o artista, a rosa é a possibilidade de ir além, metáfora de sua criação artística.

Participa da 18ª Bienal de São Paulo em 1985, coordenando o projeto: A Criança e o Jovem na Bienal. Em 2007, expôs na Bienal Internacional de Arte SIART, em La Paz – Bolívia, apresentando instalação com desenhos e pinturas. Em 2013, participa em São Paulo da “30 x Bienal – Transformações na Arte Brasileira da 1ª à 30ª edição”, com a atividade: “Ateliê Livre de Desenho”.

Durante o ano de 2007, desenha sobre cinco painéis – com 3.500 mil azulejos –, instalados permanentemente entre as tradicionais bancas de flores da Avenida Doutor Arnaldo, em São Paulo. Na cidade de Santos, durante o ano de 2008, produz seu maior desenho no teto do Teatro Guarany (1882), com 225 metros quadrados.

Em 2010 a Luste Editores publica o livro “Paulo von Poser – A Cidade e a Rosa”. Comemorando 30 anos de sua primeira exposição individual, em 2012 realiza duas mostras: “Trajetória”, no Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), e “Floração”, no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS).

Paulo von Poser participou de mostras nacionais e internacionais e seus trabalhos integram inúmeras coleções privadas e acervos de museus, tais como: Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte de São Paulo (MASP), Museu da Casa Brasileira (MCB), Museu de Arte Contemporânea (MAC USP), Museu Afro Brasil e Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos.

Fonte: http://paulovonposer.com.br/bio-pvp/

bottom of page